sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dica: Use panos reutilizáveis!

A dica da vez é substitua as toalhas de papel por panos reutilizáveis*! De acordo com Matheson (2008), se cada residência dos Estados Unidos trocasse um rolo de toalhas de papel comuns por toalhas reutilizáveis ou um rolo 100% reciclado, salvaria mais de meio milhão de árvores!
.
As toalhas de papel são extremamente brancas porque passam por um processo químico de alvejamento com cloro, no qual ocorre a liberação da dioxina (um produto altamente tóxico, que termina contaminando os rios e mananciais)*. Além de que, na maioria dos casos, estes são alvejados para serem usados apenas uma vez e serem descartados no lixo.
.
A ideia é trocar as toalhas de papel por panos reutilizáveis (de preferência feitos de algodão natural ou pano de saco) ou trapos de camisetas antigas (que não estão em condições de serem doadas) em diversas ocasiões, como: secar a pia; limpar torneiras, microondas, geladeira e outros utensílios domésticos; dentre outras. Após a utilização, basta lavá-los e usá-los novamente, sem gastar recursos para fazer um produto novo e sem produzir mais lixo para o meio ambiente.
.
E para absorver a gordura de frituras, sugere-se utilizar sacos de papel pardo de supermercados ou de padarias, que não contém dioxina (FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO, 1991); ou ainda, escolher toalhas de marcas que sejam de papel 100% reciclado e sem cloro.
.
Além de economizar, você estará contribuindo para tornar o mundo mais sustentável e saudável para todos!
.
Substitua as toalhas de papel por panos de algodão
ou por sacos de papel pardo!
.
.
.Fontes:
* FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA. Como defender a ecologia: tudo o que você pode fazer para salvar o meio ambiente. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1991. 256p. p.67.
.
* MATHESON, Christie. Eco Chic: salvando o planeta com estilo. São Paulo: Matrix, 2008. 211p. p.54-55.
.
* THE EARTHWORKS GROUP. 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a terra. São Paulo, SP: Best Seller, 1989. 100p. p.25.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário